Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Datas


6 Maio 2013 – Recepção de resumos
13 Maio 2013 - Avaliação pela comissão científica & decisão
12 Junho 2013 - Submissão do artigo completo

Programa e Ficha de inscrição

Em breve

Apresentações

Em breve (download)

calendário

Novembro 2012

D S T Q Q S S
123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930

Pesquisar

 



Apresentação

Quarta-feira, 28.11.12

O Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro vai organizar no mês de Maio de 2013 a 2ª Conferência de Planeamento Regional e Urbano (PRU). O contexto temporal em que a conferência vai ocorrer suscita a consideração de duas situações de crise, diferentes mas interligadas: a primeira, uma crise que tem vindo a abalar profundamente a sociedade no seu todo, isto é, uma crise de ‘largo-espetro’ cujo impacto vai muito para além do ‘epicentro’ económico e financeiro; a segunda, uma crise que atinge o planeamento, cuja génese não poderá ser dissociada dos fatores percursores da primeira. Acresce que o mesmo contexto temporal integra a passagem dos 30 anos sobre o início da formação em PRU na Universidade de Aveiro.

Este contexto temporal cria, assim, condições particulares para fomentar o necessário debate sobre os desafios que se levantam à atividade de planeamento na sociedade contemporânea, um debate forçosamente diversificado por forma a incorporar a multiplicidade de dimensões que caracteriza aquela atividade… da teoria à prática, da formação à investigação, etc..

A estratégia Europa 2020, assumida como a agenda da Comissão Europeia para o crescimento económico, designadamente a diversidade de vertentes associadas à sua base territorial e as suas implicações na trajetória de desenvolvimento do mosaico de territórios que perfazem a UE, propicia um bom ponto de partida para sustentar um debate profícuo sobre a multiplicidade de desafios futuros que se levantam à atividade de planeamento. De facto, na pretensão de se afirmar como quadro de referência para o desenho de políticas públicas capazes de mitigar e reverter os efeitos da crise económica e financeira, a estratégia Europa 2020 pode ser considerada como terreno fértil para consolidar um esforço de criação do conhecimento necessário para alimentar o debate.

A 2ª conferência de PRU pretende contribuir para esse esforço de criação e disseminação de conhecimento, focando particularmente a situação portuguesa. No quadro de uma temática central que poderá designar-se por “Europa 2020: retórica, discursos, política e prática”, a diversidade temática inerente à também diversa atividade de planeamento do território, estará refletida nas seções temáticas a organizar:

  • As lições do QREN (balanço, dificuldades do presente, efeitos territorializados, etc.);
  • O planeamento e o crescimento inteligente em Portugal
  • O planeamento e o crescimento sustentável em Portugal
  • O planeamento e o crescimento inclusivo em Portugal
  • O planeamento e a União da Inovação
  • Os novos desafios da política pública e a formação em planeamento
  • O planeamento da cidade e o crescimento inteligente, sustentável e inclusivo

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


30 ANOS PRU

2012-11-21_2353.png appla.jpg

Secretariado

Informação Secretariado
Email

Dr. Pedro Rui - Tlf. 234-372489 Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) Universidade de Aveiro

Organização

Comissão Organizadora Comissão Científica




Facebook Mestrado PRU


Facebook DCSPT